segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Pão com fermento natural


Olá gente! Retorno hoje aos posts. Depois de ter publicado no dia 10 de janeiro, voltei a São Gabriel e continuei no ofício que consumiu um bom pedaço de minhas breves férias. Não vou publicar mais fotos de lãs porque acho que vocês já foram brindados com várias fotos. Continua tudo a mesma coisa, só se alteram as cores, apenas isso.
Estou no aguardo da cardadeira que esta vindo de Wisconsin, EUA. Ao que me consta, já esta no Brasil, mas até chegar à minha casa será um longo percurso. Eu espero.
Minhas amigas estão ávidas por postagens, por novidades...
Ok!
Minha justificativa para a demora é bem simples: Calor demais!
Gente, eu moro num apartamento bem ensolarado. Imaginem costurar, suando as mãos e grudando os dedos no tecido. Assar biscoitos uma manhã inteira e depois decorá-los! Não posso me dar ao luxo de passar com o ar ligado, não posso. As Coisas da Vivi não podem ficar caras, né?
Estou aguardando a chegada dos muitos livros de cookies e novos cortadores que minha irmã trará dos EUA. Ela retorna ao Brasil nesta semana, no entanto, minhas encomendas só estarão em minhas mãos no início de março.
A novidade é que fiz algumas receitas para testar. Ainda não encontrei a de alfajor perfeita. O alfajor de maisena fiz 3 vezes. Mais que testada, essa receita é uma delícia! Sempre faço várias vezes a fim de me certificar que vocês também irão gostar. E acho que ficaram ótimas! 
No carnaval, fui visitar minhas tias e trouxe um pouco de fermento feito de batata. Era um desejo antigo que finalmente realizei: fazer pães com fermentação natural. Qual a diferença? Eu explico.
Todo pão precisa de fermento. Os mais utilizados são o seco ou o fresco. Eles são excelentes, sem dúvida. Nos pães esporádicos que fiz, utilizei ou um, ou outro. São práticos e seguros, ou seja, não tem erro. O problema é que sinto uma azia pavorosa, principalmente ao comer o pão quentinho.
O fermento natural é um exercício de paciência.Demora  dois dias para o pão ficar pronto. Renovo o fermento pela manhã para fazer a esponja à noite, no outro dia pela manhã sovo e só à tarde posso assar. Mas compensa pelo fato de não dar azia e ficar super gostoso!
Olhem como o pão cresceu...







Desejo uma excelente semana a todos vocês!
Beijão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você visitou o blog.
Volte sempre que quiser,
Abraço
Viviane